domingo, 20 de novembro de 2011

Você Merece!

Você é filha do universo, exatamente como as árvores e as estrelas; você tem direito de estar aqui. Convidei uma amiga da faculdade para passar alguns dias em minha casa. Eu providenciei aquelas coisas com que os anfitriões, costumam cercar seus hóspedes: lençóis e toalhas limpos, uma jarrinha de flores na mesa-de-cabeceira, e comidas de que a amiga gostasse. No jantar, procurava conversar com carinho, indagando sobre seus interesses, seus sonhos e expectativas, e como era sua família. Quando acabaram os dias, ela foi embora sem agradecer com palavras ou gestos. Nenhum bilhete, nenhum presente, nenhum telefonema. É claro que eu não a tratei bem para receber agradecimento, e, para dizer a verdade, nem me aborreci. Ao contrário. Fiquei fascinada procurando descobrir o porquê de tanta falta de gratidão. Conversando depois com algumas amigas sobre o assunto, elas me contaram que tinham passado momentos difíceis por causa da baixa auto-estima da amiga. "Eu ficava metade do dia conversando-a de que sua aparência estava ótima, que ela era inteligente e sua conversa, interessante", queixou-se. De repente eu entendi: aquela amiga tem uma visão tão negativa de si mesma que não consegue admitir que outras pessoas a achem merecedora de flores, interesse e bons jantares. O que eu fiz foi invisível porque ela era invisível para si mesmo. Para sentir gratidão você precisa ter consciência de que algo lhe foi dado - pode ser um cabelo bonito, uma viagem ao Rio ou um trabalho novo interessante, porque a gratidão é a resposta de quem recebe um presente. Ela não existe se você não reconhece que ganhou algo, e não pode existir se você não se considera merecedor do presente. A baixa auto-estima tira as alegrias da gratidão porque você não tem onde colocar tudo o que recebeu. Recebemos presentes o tempo todo, e somos merecedores pelo simples fato de estarmos vivos. Se você tem problemas para perceber os presentes que a vida lhe traz, talvez precise fortalecer sua auto-estima. Ela precisa perceber que Deus a ama e não pode ter dúvida disso. Aí sim, ela vai poder ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário