terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Nós e a afinidade


Estamos sempre buscando o melhor para nossos dias, muitas vezes nos decepcionamos com as pessoas que nos rodeiam e que compartilham conosco a nossa vida. Isso acontece porque não temos afinidade de pensamentos e sentimentos, muitas vezes cobramos do outro um sentimento que não cabe a ele retribuir a nós e por isso nos decepcionamos, mas não nos damos conta que não temos a afinidade como ponto de partida nesta relação, que pode ter sido apenas para fins materiais e não de sentimentos verdadeiros visando à paz emocional e espiritual. Não nos damos conta de que o que nos une verdadeiramente ao outro é o sentimento do Amor e cumplicidade. E conseguimos chegar neste estágio, quando nos doamos verdadeiramente aos nossos melhores sentimentos sem cobranças. Porque a afinidade independe de sermos perfeitos em nossa trajetória, depende sim dos sentimentos que temos em nossos corações em relação àqueles que queremos ao nosso lado. Somente a afinidade pode transcender o tempo e a distância, porque a partir do momento em que nos encontramos novamente, a sensação é de que nunca fomos separados. Afinidade é acima de tudo, respeito, amor e cumplicidade.

Maledicências orem e vigiem

Quando paramos para analisar a vida do outro e deixamos a nossa, estamos provocando um atraso em nosso adiantamento. Temos muito a corrigir em nós, e se entrarmos na sintonia da maledicência, ficaremos vazios sem nada a oferecer de bom, a não serem nossos piores sentimentos, porque são a eles que a maledicência nos leva. Por isso devemos estar sempre vigilantes quanto as nossas ações diante de tudo que acontece a nossa volta e não nos esquecermos que temos muitas virtudes a serem desabrochadas em nós, e a compaixão são uma delas. Portanto não percamos mais o nosso tempo com a maledicência, ela nos levará somente a sentimentos pequenos e que nos fazem mal. Precisamos sim, ajudar o nosso semelhante e não julgá-lo ou maldizer de suas ações. Perceba, que quando estamos envolvidos na maledicência, não conseguimos enxergar o lado positivo das pessoas, estamos sempre elevando o negativo, principalmente suas faltas e desta forma entramos num circulo vicioso que para sairmos temos que nos apegar a bons pensamentos e sentimentos que nos elevem e isso pode adquirir através da prece, orando e vigiando sempre não chegaremos até a maledicência.

Hoje é o dia mais importante


Não se sobrecarregues com lembranças dolorosas do ontem, nem com temores covardes do amanhã. Vive-o com entusiasmo e intensidade. Construa você mesmo sua vida. Não permita que opiniões e erros alheios te conduzam ao fracasso. Irradie amor, cordialidade e simpatia. Não guarde seus  tesouros espirituais, pois quanto mais deres, mais enriquecerás. Nada espere receber dos outros. Sua grande fonte de energia está em você mesmo! Utilize-a sem moderação e logo perceberá o quanto já é rico e forte. Seja pontual, honesto e exigente contigo mesmo. Quem não se disciplina, desperdiça tesouros de energia física e mental e acaba por destruir-se. Cuide de seu corpo e de sua mente, conservando ambos sadios. Como os males de um se refletirão infalivelmente no outro, os dois merecem, por igual, seu cuidado. Tenha paciência. Jamais duvide que a vitória pertença aos que sabem esperar o momento certo de agir. Jamais duvide da continuidade da vida! Fuja da extravagância e do esperdício. Os dois são próprios dos desequilibrados e o equilíbrio na vida é um bem estimável. Faça diariamente uma avaliação de sua vida. Vê o que realmente importa e quais fardos inúteis te pesam! Livra-te deles para que não embaracem tua caminhada para um futuro pleno de realizações. Tome uma decisão consciente, livre e jamais se afaste dela. Saber querer é a base para vencer.

O respeito como princípio


O respeito é o princípio básico para podermos seguir em nossa longa jornada.Sem o respeito como princípio, não seremos capazes de discernir o certo do errado, e com isso estaremos atrasando nossa evolução.É através do respeito para com nossos irmãos, que trabalhamos em nós o discernimento e a tolerância em tudo que nos acontece, porque respeitamos os acontecimentos e nos preocupamos apenas em melhorarmos, para não cometermos os mesmos erros sempre.O respeito ao outro deve ser um fator preponderante em nossa vida, e desta forma não estaremos invadindo a individualidade de ninguém, mas desenvolveremos em nós uma capacidade infinita de entender o outro como ele é, e não como gostaríamos que ele fosse, e assim sendo sofremos muito menos e aprenderemos muito mais.Respeitando sempre o tempo de evolução de cada um, desta forma não colocaremos o julgamento na frente das ações do outro.Somente através do respeito aos nossos semelhantes, poderemos desenvolver em nós a Caridade e o Amor.

A que nos leva a Arrogância


Muitos de nós, em algum momento tivemos a arrogância como companheira, porque em algum momento, nos sentimos melhores que alguém, com potencialidades incríveis... Quanto engano ao nosso coração, sentir-se melhor que o outro... Isso porque deixamos nossas paixões e nossas conquistas materiais, elevarem o nosso senso de insensatez... Mas logo somos cobrados por nossas ações e atitudes não condizentes com a realidade do propósito que Jesus espera de nós... Caímos no pranto da solidão, com nossas próprias convicções... A arrogância nos leva a sermos pessoas solitárias... Porque não temos a capacidade de distribuir aos nossos companheiros de caminhada, nosso conhecimento ou nosso sentimento mais puro que é o Amor... Portanto, olhe intimamente para você hoje, e se perceber que pode estar utilizando-se da arrogância para ser querido ou visto... Não perca tempo neste caminho sem luz, reaja contra esse sentimento, pois ele não trará nenhuma vitória em sua caminhada.

Caridade começa por você



A caridade começa por você mesmo, porque você não pode dar o que não tem. Os sentimentos e as energias são como os bens materiais, se você não os tiver para si, não pode dá-los aos outros. Se você tem somente um saco de pão e alguém lhe pede uma laranja, você não pode dar, pois não a tem. Se você não tiver amor e paz dentro de você, não poderá dar, pois, primeiramente, é preciso ter para si, para depois poder dar para os outros. Cada pessoa deve ser “apaixonada” por si mesma, deve gostar de sua vida e estar satisfeita com o que é, mas sem ser egoísta. Se você não está satisfeito com o que é, imagine o que gostaria de ser e trabalhe para atingir seu ideal, porque quando você pensa o bem todas as forças do Universo conspiram a seu favor. Aprenda a amar-se a si mesmo para poder saber amar aos outros. Lembre-se, você não pode dar o que não tem, por isso, se não tiver amor em seu coração, não pode dar. Se não tiver paz na sua consciência, não pode dar. Se não tiver alegria, não pode dar, e assim por diante. Esse o porquê de a caridade começar por você, depois para com os mais próximos (logicamente os que merecem e querem ajuda), e, posteriormente, para com os desconhecidos. Muitos encarnados, trabalhadores abnegados do bem, lutam incessantemente contra as forças do mal em nome de Deus; mas devem tomar cuidado para não usarem a caridade como fuga de seus problemas, pois se você está vivendo na matéria, viva a matéria. Não adianta trabalhar na caridade e não ter caridade consigo, não adianta conquistar o mundo, se não dominar a si mesmo. Não existe fé sem obras, pois a religião sem caridade é um saco vazio. A caridade é o exercício da fé; ninguém é tão pobre que não possa dar um sorriso. A caridade deve ser praticada diariamente com compromisso e disciplina, porque sem isto não há trabalho, há desordem. Deve ser feita principalmente com doação, sem esperar alguma coisa em troca, pois, se assim fizer, estará trocando e não doando. Tenha consciência de que você está trabalhando não pela sua glória, mas sim pela glória de Deus.

Inveja


Não tema o invejoso. A inveja faz mal, sim, mas àquele que a tem. Faz mal ao invejoso, não ao invejado. Costuma-se dizer que a inveja é uma homenagem ao mérito, ao valor. É verdade: se alguém inveja você, inveja suas boas qualidades, nunca os seus defeitos. Se você não tivesse boas qualidades, ninguém o invejaria. Como vê, nada justifica seu temor ao invejoso. Pelo contrário, agradeça a ele, na quietude do seu coração, o elogio que ele lhe está fazendo ao invejar você.

Os fantasmas em nossas vidas


Durante toda a nossa vida, procuramos e criamos os nossos próprios fantasmas. Com isso criamos para nós, muitos medos internos e nos amarramos às nossas próprias ilusões. Tudo porque ainda acreditamos que o mundo invisível pode nos prejudicar, enquanto que nós mesmos é que nos prejudicamos com nossos pensamentos ruins e sentimentos que podem nos levar até a adoecer do corpo e do espírito. Não nos preocupemos com o invisível, se fizermos a nossa parte de forma que nossos pensamentos, sentimentos e ações estiverem direcionados para o bem, com certeza teremos o amparo necessário da espiritualidade amiga que nos olha e nos protege diariamente dos nossos próprios fantasmas internos. Não crie fantasias sobre o mundo invisível, não se apegue a dogmas e misticismos. Viva a sua vida terrena com o objetivo de cumprir seu papel e chegar ao seu objetivo maior que é o aperfeiçoamento e crescimento espiritual. Melhorando assim todos os medos internos que carregamos, e desta forma teremos muito mais coragem e força para seguirmos a nossa trajetória. Os fantasmas não estão no mundo invisível, os fantasmas nós mesmos os criamos para a nossa vida.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Ostra ferida


Quando alguém nos mágoa ou nos fere ficamos muito tristes e até revoltados... Devíamos lembrar que uma ostra que não foi ferida não produz pérolas. Pérolas são produtos da dor, resultados da entrada de uma substância estranha ou indesejável no interior das ostras, como um parasita ou um grão de areia. Na parte interna da concha é encontrada uma substância chamada nácar. Quando o grão de areia penetra as células do nácar, estas começam a trabalhar e a cobrir o grão com camadas para proteger o corpo indefeso da ostra. Como resultado, uma linda pérola vai se formando ali no seu interior. Uma ostra que nunca foi ferida nunca vai produzir pérolas, pois a pérola é uma ferida cicatrizada. Você já se sentiu ferido pelas palavras rudes de alguém? Já foi acusado de ter dito coisas que não disse?Já foi incriminado sem nada ter feito? Suas idéias já foram rejeitadas ou mal interpretadas? Já sentiu duros golpes de preconceito? Já recebeu o troco da indiferença? Conseguiu perdoar? Então você produziu uma pérola. Cubra suas mágoas com várias camadas de amor. Infelizmente, são poucas as pessoas que se interessam por esse tipo de sentimento. A maioria aprende apenas a cultivar ressentimentos, deixando as feridas abertas, alimentando-as com sentimentos pequenos, não permitindo que cicatrizem. Assim, na prática, o que vemos são muitas "ostras vazias", não porque não tenham sido feridas, mas porque não souberam perdoar, compreender e transformar a dor em amor. Perdoar é uma arte!

Comparação


Certo dia houve uma grande festa no mosteiro. Todos estavam bem vestidos e arrumados. O monge Liu-Pei, vendo todos bem vestidos, falou ao sábio Kwan-Kun: Mestre fiquei envergonhado de ver todos bem vestidos, enquanto que eu estou com trajes muito simples.Ao que o sábio respondeu: Querido Liu,por que vocês querem comparar sempre,o que o outro tem ou deixa de ter materialmente? Isto faz vocês sofrerem desnecessariamente. Esqueça de ficar fazendo comparações, materiais com os seus semelhantes, pois isto só irá lhe trazer aborrecimentos. O que os outros possuem, ou deixam de ter é um problema de cada um. Se for comparar, compare somente então, a sabedoria que ele já conseguiu, e que você vai conseguir alcançar um dia, se houver esforço, de sua parte. 

Calar

.
"O silêncio é um momento vivificante de graça, em que a criatura se cala, mas o espírito fala" Calar sobre sua própria pessoa, é humildade. Calar sobre os defeitos dos outros, é caridade. Calar quando a gente está sofrendo, é heroísmo. Calar diante do sofrimento alheio é covardia. Calar diante da injustiça é fraqueza. Calar quando o outro está falando, é delicadeza. Calar quando o outro espera uma palavra, é omissão. Calar e não falar palavras inúteis é penitência. Calar quando não há necessidade de falar, é prudência. Calar quando Deus nos fala no coração é silêncio. Calar, diante do mistério que não entendemos, é sabedoria.

Não deixe para depois


Quantas vezes deixamos para depois, uma palavra de afeto ou um carinho às pessoas que amamos... Achando que haverá tempo depois, ou pensando que não tem importância, dizer palavras carinhosas àqueles que amamos... Lembre-se que o tempo que se foi não volta, se perdermos as oportunidades do agora, no amanhã não conseguiremos resgatá-lo... Liberte seu coração, faça o que tem vontade, não tenha vergonha de seus sentimentos de amor e gratidão... Distribua-os aos seus mais queridos, que você terá sempre a sensação de estar bem consigo mesmo... Deixe de lado, o protocolo social, e vivo intensamente todos os momentos, com quem o seu amor é incondicional. Porque estamos aqui de passagem, e levamos conosco o que fizemos de melhor, por nós e pelos que estiveram conosco. Sendo assim, repensem seus atos, e veja se está demonstrando todo seu amor, e carinho às pessoas que estão com você hoje, Veja se você não está pensando em si próprio, para depois pensar no outro... Analise suas atitudes e veja se não está faltando dar mais abraço, disser mais vezes Eu Te Amo... E nunca se esqueça que o amanhã não nos pertence... Por isso viva o hoje da melhor maneira, demonstrando sempre o que há de melhor em você. Liberte-se das amarras do orgulho e do egoísmo, porque estamos aqui apenas no aprendizado... E se somos aprendizes da vida não têm o direito de não fazer as lições de casa. Pense nisso.

A dor em nossas vidas


Você já parou para pensar na razão da existência da dor, do sofrimento, em nossas vidas? Talvez num daqueles momentos de extrema angústia, em que o coração parece apertar forte, você tenha pensado em Deus, na vida, e gritado intimamente: por quê?!Os benfeitores espirituais vêm nos esclarecer que a dor é uma lei de equilíbrio e educação. Léon Denis, reconhecido escritor francês, em sua obra "O Problema do Ser, do Destino e da Dor", esclarece que o gênio não é somente o resultado de trabalhos seculares; é também a apoteose, a coroação de sofrimento. De Homero a Dante, a Camões, a Tasso, a Milton, todos os grandes homens, como eles, têm sofrido. A dor fez-lhes vibrar a alma, inspirou-lhes a nobreza dos sentimentos, a intensidade da emoção que souberam traduzir com os acentos do gênio, e que os imortalizou. É na dor que mais sobressaem os cânticos da alma. Quando ela atinge as profundezas do ser, faz de lá saírem os gritos sinceros, os poderosos apelos que comovem e arrastam as multidões. Dá-se o mesmo com todos os heróis, com todas as pessoas de grande caráter, com os corações generosos, com os espíritos mais eminentes. Sua elevação mede-se pela soma dos sofrimentos que passaram. Ante a dor e a morte, a alma do herói e do mártir revela-se em sua beleza comovedora, em sua grandeza trágica que toca, às vezes, o sublime, e o inunda de uma luz inapagável. A história do mundo não é outra coisa mais que a sagração do espírito pela dor. Sem ela, não pode haver virtude completa, nem glória imperecível. Se, nas horas da provação, soubéssemos observar o trabalho interno, a ação misteriosa da dor em nós, em nosso "eu", em nossa consciência, compreenderíamos melhor sua obra sublime de educação e aperfeiçoamento. A dor é um dos meios de que Deus se utiliza para nos chamar a Si e, ao mesmo tempo, nos tornar mais rapidamente acessíveis à felicidade espiritual, única duradoura. É, pois, realmente pelo amor que nos tem que Deus envia o sofrimento. Fere-nos, corrige-nos como a mãe corrige o filho para educá-lo e melhorá-lo; trabalha incessantemente para tornar dóceis, para purificar e embelezar nossas almas, porque elas não podem ser completamente felizes, senão na medida correspondente às suas perfeições. A todos aqueles que perguntam: para que serve a dor? A sabedoria divina responde: para polir a pedra, esculpir o mármore, fundir o vidro, martelar o ferro. A dor física é, em geral, um aviso da natureza, que procura preservar-nos dos excessos. Sem ela, abusaríamos de nossos órgãos até o ponto de os destruirmos antes do tempo. Quando um mal perigoso se vai insinuando em nós, que aconteceria se não lhes sentíssemos logo os efeitos desagradáveis? Ele nos invadiria cada vez mais, terminando por secar em nós as fontes de vida. É assim que, em nosso mundo, para o nosso crescimento, a dor ainda se faz necessária.

Salmo 27


1 O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é à força da minha vida; de quem me recearei? 2 Quando os malvados investiram contra mim, para comerem as minhas carnes, eles, meus adversários e meus inimigos, tropeçaram e caíram. 3 Ainda que um exército se acampe contra mim, o meu coração não temerá; ainda que a guerra se levante contra mim, conservarei a minha confiança. 4 Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo. 5 Pois no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no recôndito do seu tabernáculo me esconderá; sobre uma rocha me elevará. 6 E agora será exaltada a minha cabeça acima dos meus inimigos que estão ao redor de mim; e no seu tabernáculo oferecerei sacrifícios de júbilo; cantarei, sim,cantarei louvores ao Senhor. 7 Ouve, ó Senhor, a minha voz quando clamo; compadece-te de mim e responde-me. 8 Quando disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração te disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei. 9 Não escondas de mim o teu rosto, não rejeites com ira o teu servo, tu que tens sido a minha ajuda. Não me enjeites nem me desampares, ó Deus da minha salvação. 10 Se meu pai e minha mãe me abandonarem, então o Senhor me acolherá. 11 Ensinam-me, ó Senhor, o teu caminho, e guia-me por uma vereda plana, por causa dos que me espreitam. 12 Não me entregues à vontade dos meus adversários; pois contra mim se levantaram falsas testemunhas e os que respiram violência. 13 Creio que hei de ver a bondade do Senhor na terra dos viventes. 14 Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu coração; espera, pois, pelo Senhor.

Deus renova


Quando o sonho se desfaz, Deus reconstrói. Quando se acabam as forças, Deus renova. Quando é inevitável conter as lágrimas, Deus dá alegria. Quando não há mais amor, Deus faz nascer. Quando a maldição é certa, Deus transforma em benção. Quando parece ser o final, Deus dá novo começo. Quando a aflição quer persistir, Deus nos envolve em paz. Quando a doença assola, Deus é quem cura. Quando o impossível se levanta, Deus o torna possível. Quando faltam as palavras, Deus sabe o que queremos dizer. Quando tudo parece se fechar, Deus abre uma porta. Quando você diz: não vou conseguir, Deus diz: Não temas, pois estou contigo. Quando o coração é machucado por alguém, Deus é quem derrama o bálsamo curador. Quando não há possibilidade, Deus faz milagre. Quando só há morte, Deus nos faz persistir. Quando a noite parece não ter fim, Deus faz nascer o amanhecer. Quando caímos num profundo abismo, Deus estende sua mão e nos tira de lá. Quando tudo é dor, Deus a dá o refrigério. Quando o calor da provação é grande, Deus dá a sombra de sua presença. Quando o inverno parece infinito, Deus traz o verão. Quando não existe mais fé, Deus diz: Acredita!Quando estamos a um passo do inferno, Deus dá a direção do céu. Quando não temos nada, Deus nos dá tudo. Quando alguém diz não somos nada, Deus nos diz que somos mais do que vencedores. Quando se torna difícil caminhar, Deus nos carrega no colo.

Pessoas



Falar sobre pessoas é sempre um desafio, pois há muito a se dizer. O planeta Terra abriga os mais diversos tipos de pessoas. Não vamos classificá-las porque esse não e o nosso objetivo, somos apenas observadores nesse contexto.  Há pessoas em todos os estágios evolutivos, desde aquelas que já plantaram em seus corações a semente do Amor e que conseguem espalhar paz e tranqüilidade a sua volta, quanto àquelas que foram praticamente precipitadas na carne, para que tivessem contato com outros seres humanos. Essa é a beleza dessa nossa escola, todos convivem, sofrem, aprendem e crescem uns com os outros.O importante é que não importa o estágio em que estejamos, somos amados pelo Pai, da mesma forma, e recebemos sempre o que precisamos para enfrentar o cabedal das nossas provas. Há sempre a escada a nossa frente e, cabem nesse contexto, as nossas decisões de subir ou não, e quando subir o próximo degrau? O importante é que sem dúvida subiremos, uma vez que nosso destino será sempre a evolução.

A harmonia familiar


A harmonia estabelece nas relações familiares o equilíbrio e a paz entre todos estes é um dos fatores fundamentais para haver a cumplicidade do dia a dia, a liberdade de expressão entre todos e acima de tudo a compreensão e a paciência. Nosso Criador, foi muito sábio, utilizou-se dos vínculos familiares para nos colocar no aprendizado que as relações familiares nos trazem porque muitas vezes deixamos nossa família para depois, somos melhores fora de casa do que dentro dela, isso porque fugimos ao chamamento das mudanças necessárias em nosso comportamento familiar, onde temos a oportunidade de nos tornarmos mais atenciosos e por orgulho muitas vezes não nos damos conta do quão importante nos é a nossa família. Podemos falar que nos importamos com ela, mas o que fazemos para nos aproximarmos mais e estreitar nossos vínculos com aqueles que nem sempre nos compreendem ou tem paciência com nossos atos e ações. Temos muito a aprender e crescer espiritualmente com nossa família, devemos começar este aprendizado ou a busca dele, prezando pela a harmonia entre todos e dando importância aos fatores familiares que realmente nos elevam e nos dão condições para o crescimento e amadurecimento, fatores estes que nada mais são que nossas virtudes ainda tão pequeninas em seu desenvolvimento, virtudes como a tolerância, a paciência , a compreensão e o amor incondicional para com aqueles que o Criador colocou junto conosco para caminharmos ajudando uns aos outros.Com tanto aprendizado a nossa espera juntamente com nossos familiares, façamos já a reflexão de como estamos lidando com a harmonia em nosso lar e de como estamos agindo diante daqueles que temos mais dificuldades, se realmente estamos nos esforçando para o bom entendimento e a harmonia sincera de nossa convivência.Tudo que deixamos de fazer por comodismo ou mesmo por fuga, seremos cobrados mais adiante e não devemos esquecer que o Criador nos confiou uma família que devemos cuidar, amparar e amar acima de qualquer dificuldade.

O apego



Todo o ser vivo transita na atmosfera que cria para si mesmo. Criamos nossas necessidades e nossas ligações mentais. Com isso criamos um mundo particular, pois cada ser humano vive no seu próprio universo e, assim enxerga o mundo ao seu modo. Isso faz com que as pessoas tenham diferentes pontos de vistas sobre o mesmo assunto. Jamais duas pessoas verão uma situação da mesma forma, por mais simples que ela se apresente. O colorido que damos as situações é só nosso. Por tudo isso cada ser cria os seus apegos, sejam eles físicos, materiais ou mentais. Esses apegos regem as necessidades e as reações que temos diante da vida. É importante analisarmos o que está nos regendo a cada dia. Para que e Por que estamos vivendo. As nossas necessidades e apegos estão de acordo com aquilo que traçamos para nós? Muitas vezes passamos muito tempo das nossas vidas em uma inércia despercebida, vivendo no automático e, quando percebemos, não estamos fazendo aquilo a que nos propomos ou mesmo aquilo que nos faz bem ou feliz, vamos simplesmente vivendo, deixando que os dias passem por nós. Para e analisa os teus atos, pensamento e apegos. Qual o sentido da tua existência? Sempre a tempo de um novo começo, então o que está esperando para aproveitar de forma mais eficiente e consciente essa bela oportunidade de estar aqui, encarnado? Para tudo há começo, meio e fim, como dizia Chico não podes mudar o começo, mas podes providenciar um novo fim.

Deus é mais

Deus, energia e soberania perante o Universo... Deus, construção e pacificação entre os povos... Deus, amor e contentamento diante da obra construída... Deus, bondade e justiça... Deus, o voo simples da águia livre para ser o que é... Deus, a magnitude e grandeza exemplificada na pacificação dos corações Deus, imagem da perfeição mesmo com tantas pinturas da vida imperfeitas... Deus, alegria sobre os cantos equalizados da natureza criada... Deus, fonte de força e coragem... Deus, a criação sem distinção... Deus, os olhos afetuosos diante das dores do Universo... Deus, único e onipotente... Deus, benevolência e caridade a todos os corações aflitos... Deus, sublime e intenso gerador das grandezas benéficas do Universo Deus, a vida ativa e construída com dedicação e perseverança... Deus, a vitória de todas as lutas travadas para a evolução da humanidade... Deus, a maior prova de todas as provas de que a vida sem Deus é nada.

domingo, 29 de janeiro de 2012

A Infidelidade e Suas Conseqüências


A infidelidade nos remete a uma condição moral muito difícil, porque faltamos com a verdade e proliferamos a mágoa e o ressentimento destruindo tudo o que levou muito tempo para ser construído, muitas vezes apenas por um capricho jogamos fora a oportunidade de sermos felizes e vivermos em paz. Quando pensamos na infidelidade não devemos apenas focar no ato em si, mas devemos analisar também os nossos pensamentos e o que nos levou a sermos infiéis. Muitas vezes uniões são desfeitas pela infidelidade, deixando assim um rastro de muita dor e sofrimento e conseqüentemente o desequilíbrio toma conta da nossa vida. Podemos evitar a infidelidade em nossas relações, mas para isso, devemos agir sempre com a verdade em nossos sentimentos e quando algo nos desagradar em nossas relações, devemos sempre manter o diálogo sincero e neste diálogo devemos expor nossas frustrações e nossos reais sentimentos. A verdade é a base de uma relação bem sucedida seja ela conjugal ou não, quando nos utilizamos da sinceridade para com o outro, estamos sendo fiéis aos nossos sentimentos e pensamentos e quando agimos por impulso ou faltamos com o diálogo verdadeiro, damos margem para a infidelidade penetrar em nossas relações. Quando pensar em ser infiel, organize seus sentimentos e pensamentos e analise se realmente existe a necessidade de tal conduta, se realmente seu parceiro merece a sua infidelidade ou se você está utilizando-se deste caminho como fuga de seus problemas que você não tem coragem de resolvê-los através do diálogo franco e verdadeiro. Pense sempre antes de agir diante de uma situação tão cruel como a infidelidade, porque uma ação não pensada pode levar você ao arrependimento e muitas vezes não terá como voltar atrás. Quando sentir-se envolvido pelas teias da infidelidade, eleve seu pensamento a Jesus, faça uma prece e não deixe que as tentações terrenas, prejudiquem o seu adiantamento moral, persista na verdade de seus sentimentos sempre.

Força e reação


Em muitos momentos nos sentimos debilitados, cansados e desanimados, isso porque sofremos cobranças em nossa consciência de fatos que ocorreram e que não tomamos atitudes ou se tivemos atitudes não fizemos a opção correta, por isso muitas vezes olhamos para o lado e nos deparamos com a solidão e a falta de estímulo para continuarmos e nos entregamos à depressão e ao desalento, gerando assim vários sentimentos ruins dentro de nós. Mas não se sinta só nesta mistura de sentimentos, todos indistintamente em algum momento sentiram-se assim e conquistaram sua recuperação através da reação e da força Divina que nos protege e nos encaminha nos momentos mais difíceis. Jamais se sinta desamparado diante das adversidades da vida, confie em seu potencial de reação e em sua força de superação, confie em Jesus, pois ele nos ampara em todas as circunstâncias e não nos abandona, quando você achar que está só e que todos te abandonaram, tenha a certeza de que Jesus está ao seu lado, faça uma prece e entregue-se em suas mãos e veja o quanto Ele nos envolve com seu amor e sua luz, dando-nos a oportunidade de reagirmos e seguirmos enfrente.Tenha força, não esmoreça diante das dificuldades porque são elas que darão a você o aprendizado de sua existência.

O amor é capaz de tudo

O amor é o sentimento mais puro que podemos ter em nosso coração, porque somente o amor é capaz de proporcionar em nós, as mudanças necessárias para sermos melhores. Com o amor temos o perdão e através do perdão exercitamos a caridade e através da caridade temos a oportunidade de nos doarmos ao nosso próximo. O amor é capaz de desenvolver em nós as nossas virtudes e desta forma nos dá a oportunidade de corrigirmos os nossos defeitos. Somente o amor constrói em nós as nossas mudanças e ele é a chave da porta que nos leva a felicidade que tanto buscamos. O amor não é egoísta ele é altruísta e por isso todos nós podemos senti-lo de forma intensa e revigorante em nossa vida. O amor não é orgulhoso, porque quando se tem o amor sem ilusões ele nos proporciona o perdão de nossas faltas. O amor não é vaidoso, ele apenas quer que sejamos o que realmente somos. O amor é luz, porque ilumina nossa vida, quando acharmos que não temos mais luz. O amor é alegria, porque contagia nossa vida nos proporcionando momentos inesquecíveis. O amor é música, porque canta aos nossos corações. O amor é saúde, porque senti-lo verdadeiramente nos dá a força necessária para não adoecermos. O amor é Divino e senti-lo nos aproxima do Criador.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Intrigas

Quando tramamos contra alguém, ou quando falamos mal de alguém, vejam que o nosso corpo reage de uma forma, que não temos como controlar, surge à adrenalina,nosso coração dispara, temos uma sensação de prazer, e não percebemos que estamos, entrando num caminho vicioso, o da maledicência. Enquanto que quando falamos bem, sentimos nosso corpo sereno e tranqüilo, não ativamos os nossos centros de força, não desgastamos nossas boas energias... Diante dessa análise perceba que falar do outro não trás benefício algum. Temos que ter em mente, quando fazemos intriga,e incitamos a maledicência, que estamos fazendo mal primeiro a nós mesmos, porque estamos fabricando nosso próprio veneno, e pior, estamos tomando-o em primeiro lugar... Vejamos bem o que estamos fazendo, que atitudes estão tomando, quando algo surge para que possamos dar a nossa opinião... Procuremos sempre nos colocarmos de maneira, a não julgar o outro, porque desta forma, poderemos também ser julgados posteriormente... Façamos o exercício da prece constante, para não cairmos nas armadilhas, que nos são colocadas em nossa caminhada... Guardemos para nós as impressões que temos do outro, porque podemos durante o caminho mudar nossa opinião... Não se deixe levar pelo o que os outros falam, veja você mesmo o que você pensa... Não tire conclusões precipitadas de quem quer que seja, pois neste momento, você pode estar equivocado... E nunca se esqueça que cada um de nós colhe o que planta... Ninguém colhe a plantação do outro... Somos uma individualidade, mas devemos aprender a viver em grupo, pois é por isso que estamos aqui na Terra, e desta forma temos que respeitar as opiniões e ações do outro... Não podemos querer que o outro seja o que somos... Devemos aceitar os outros como Eles são, e não como gostaríamos que fosse.

Recomeçando


Não deixe jamais de acreditar que sempre é hora de recomeçar. Não se lamente pelo que passou, por aquilo que tenha perdido, pois tudo o que acontece em nossas vidas tem um valor, um significado. Tudo o que passamos, sejam vitórias ou perdas, são aprendizados em nossas vidas. Como conheceríamos o prazer da alegria, se já não tivéssemos passado por momentos de tristeza?Como admirar o nascer de um novo dia, sem ter visto a noite que o antecede?Agradeçamos sempre por tudo, pois muitas vezes, aquilo que nos parece um grande mal, pode ser o Bem mal visto. Confiemos na Divina Providência, que de tudo cuida e que sempre sabe o que é melhor para nós. A cada instante de nossas vidas Deus nos dá a oportunidade do recomeço, estejamos certos disso. Nosso Pai Celestial permite que passemos por determinadas situações, para que possamos, um dia, entender seus propósitos, com a certeza de que aquilo foi melhor para nós, naquele momento. Procuremos sempre tirar de tudo um ensinamento para as nossas vidas, sem esmorecer e tendo o ânimo e a coragem de recomeçarmos, sempre que sentirmos que o caminho não é o melhor para nós. Não tenhamos vergonha de reconhecermos que erramos, pois só isso já nos torna pessoas melhores, pois a cada erro cometido e reconhecido, diminuem as chances de incidirmos neles novamente.  Sigamos em frente, recomeçando quantas vezes forem necessárias, com a certeza de que nada se perde, e, que tudo é experiência e oportunidade de aprendizado!


Paciência com as pessoas difíceis



Sejamos pacientes com aqueles que nos ferem, nos ofendem e nos humilham. Se convivermos com alguém, que nos causa dor, sofrimento e transtornos, não nos desesperemos. Procuremos manter a calma, e roguemos ao Pai misericordioso a força, a paciência e a coragem para superarmos, os sentimentos de amargura, e revolta que queiram invadir o nosso ser. Não é por acaso que pessoas se unem numa mesma família. São os parentes difíceis que nos ajudam, a exercitarmos as nossas virtudes, especialmente a paciência.  A paciência é sentimento nobre, que nasce do amor pelos nossos semelhantes. Deus nosso Pai coloca essas pessoas difíceis, ao nosso lado, porque confia em nós, e nos utiliza como instrumentos de auxílio a esses irmãos. Porém, os maiores beneficiados seremos nós mesmos, pois estaremos crescendo e evoluindo, ao aprendermos a lidar com as dificuldades. Não podemos nos esquecer de que somos todos filhos de um mesmo Pai, amoroso, bom e justo, que nos ama infinitamente e da mesma forma.  Compreendamos as dificuldades por que passam esses irmãos, ainda no início da estrada da vida, auxiliando-os como pudermos, para que um dia possam ter o entendimento de que somente com o amor, encontraremos a felicidade e a paz que tanto buscamos.

Pequenos Gestos



Se você está cansado, estressado, preocupado, ansioso... PARE, respire fundo e pense bem: - Será que vale a pena? - Será que não estou me desgastando demais, sem necessidade? Se aprendermos a usar bem a nossa FÉ, veremos que basta fazermos a nossa parte e entregar todo o resto a DEUS. Não devemos jamais nos acomodar, mas, não podemos nos desgastar com problemas que parecem não ter solução. O que não tem solução, solucionado está, mas tudo sempre tem solução, sempre uma porta se abre. Se conseguirmos nos acalmar e relaxar um pouco poderemos encontrar soluções que, estando nervosos, não enxergaríamos.Olhe bem para dentro de você...tudo o que precisa está aí: AMOR a Deus, a você e ao próximo.Não há quem não precise de comida, água e afeto, portanto não se esqueça daquela receitinha infalível: "Faça ao próximo o que você gostaria que fosse feito a você".




Mãe, uma arte.


MÃE Você é a mais doce e pura criatura! A dedicada esposa, mulher e protetora! Você... Que me permitiu viver e sonhar Que me amparou e me ensinou a caminhar! MÃE É seu, o mérito do sucesso que se diz meu! Pois, você soube transmitir com seu amor, Sem buscar descanso, com alegria e louvor, A garra de luta e a grande vontade de vencer! MÃE Você plantou em mim a harmonia e a paz. Soube ensinar-me a ser alguém antes de ter. Você mostrou sempre como amar e a perdoar! MÃE Você... Ensinou-me a respeitar e ser respeitada! Você... Ensinou-me a ter honra e ser honrada! Você... Ensinou-me a sublime arte de ser Mãe!

Acreditar


Quase acreditei que não era nada, ao me tratarem como nada. Quase acreditei que não seria capaz, quando não me chamavam por acharem que eu não era capaz. Quase acreditei que não sabia, quando não me perguntavam por acharem que eu não sabia. Quase acreditei ser diferente, entre tantos iguais, entre tantos capazes e sabidos, entre tantos que eram chamados e escolhidos. Quase acreditei estar de fora, quando me deixavam de fora por que... Que falta fazia?E de quase acreditar adoeci; busquei ajuda com doutores, mestres, magos e querubins. Procurei a cura em toda parte e ela estava tão perto de mim. Ensinaram-me a olhar para dentro de mim mesmo, e perceber que sou exatamente como os iguais que me faziam diferente. E acreditei profundamente em mim. E tenho como dívida com a vida fazer com que cada ser humano se perceba, se ame se admire de si mesmo, como verdadeira fonte de riqueza. Foi assim que cresci: acreditando. Sou exatamente de o tamanho de todo ser humano. E por acreditar perdi o medo de dizer, de falar, participar e até de cometer enganos. E se errar?Paciência continua vivendo por isso aprendendo. E errar é humano.

Se sentires só


Não te sintas só... Estás acompanhado das mais belas bênçãos, do mais puro amor, da eterna proteção Daquele que te acompanha dia a dia. Estás acompanhado do sentir, do amar, do ser, do existir. Para cada passo que dás, um novo mundo surge a tua frente. Para cada coisa que aprendes e compreendes, uma nova forma de ver a vida é despertada dentro de ti. O Universo acompanha tua vontade, pois assim quis Aquele que te criou para que nunca te sentisses sozinho. És tão perfeito quanto o nascer do sol sobre os campos floridos, tão precioso quanto o ar que espiras, quanto a quietude, a paz de Deus. Participa de tudo aquilo que o Criador deixou para ti. Isto é tudo que te é pedido. Não creias que Ele te deixou a escuridão, tampouco a dor de estar só. O que te move perante esta vida é a Sua vontade em ver-te pleno, descobrindo tua imensa beleza, teus quintais frutíferos, tuas luas azuladas, teu amor interior, tua mansidão. Tudo está disponível a tua evolução. Cria olhos para veres, cria silêncio para sentires. Cria simplicidade para compreenderes o ritmo de cada coisa. Sê alegria para sorrires, sê paciência para floresceres.


Crie filhos e não herdeiros



"Crie filhos em vez de herdeiros." "Dinheiro só chama dinheiro, não chama para um cineminha, nem para tomar um sorvete." "Não deixe que o trabalho sobre sua mesa tampe a vista da janela." "Não é justo fazer declarações anuais ao Fisco, e nenhuma para quem você ama." "Para cada almoço de negócios, faça um jantar à luz de velas." "Por que as semanas demoram tanto e os anos passam tão rapidinho?" "Quantas reuniões foram mesmo esta semana? Reúna os amigos." "Trabalhe, trabalhe, trabalhe. Mas não se esqueça, vírgulas significam pausas..." “... e quem sabe assim você seja promovido à melhor pai do mundo!” 

Jesus nos alimenta Espiritualmente


Diariamente abrimos nossos olhos diante da grandeza da vida e nos deparamos com mais um dia a nossa frente, para com alegria e disposição continuarmos a nossa caminhada e o nosso aperfeiçoamento. Recebemos de Jesus e da espiritualidade amiga, o alimento necessário para fortalecer as nossas forças e revigorar as nossas energias. Muitas vezes nem percebemos a ação do bem em nossa vida, porque em muitas ocasiões nos perdemos em pensamentos pessimistas e deixamos de lado todo o alimento energético que Jesus pode nos enviar diariamente através de bons pensamentos e da prece. Procuremos então, todos os dias, nos ligarmos a Jesus e a espiritualidade amiga através da prece sincera, para que possamos receber o que há de melhor em fluídos salutares para a energização do nosso corpo físico e espiritual, desta forma teremos muito mais disposição para enfrentarmos as atribulações do dia a dia. Façamos esta ligação com Jesus diariamente, para recebermos o alimento espiritual de cada dia para que possamos seguir fortes e confiantes em nossa caminhada.

Um novo começo


Iniciamos um novo ano, ou seja, mais um período onde temos a oportunidade de recomeçar. Aproveitemos que este novo ano para colocarmos em prática algumas metas e planos que estamos adiando há muito tempo. Vamos zerar tudo dentro de nós e começar de um jeito diferente. Vamos zerar tudo o que for negativo em nós, como sentimentos de tristeza, mágoa, ressentimento, desânimo, falta de fé e confiança.  Iniciemos o novo período com sentimentos positivos, como confiança, fé, paciência, tolerância, amor e acima de tudo pratiquemos a caridade. Tenhamos a certeza de que quando nos transformarmos interiormente seremos os primeiros beneficiados, pois uma paz nunca sentida invadirá todo o nosso ser. Vamos iniciar um novo plantio somente com sementes do bem, para que no futuro só tenhamos bons frutos a colher. Tenhamos fé, esperança e coragem neste ano que se inicia para mudarmos em nós tudo o que for necessário, pois somente assim criaremos um mundo melhor ao nosso redor.  Em outras palavras, se queremos um mundo melhor, a mudança para que isso ocorra deverá começar dentro de cada um de nós. A responsabilidade é nossa. Todo o bem que pensarmos e fizermos em relação ao próximo retornará a nós mesmos em forma de bênçãos. Que ao findar esse ano que se inicia possamos sentir a consciência tranqüila pelo dever cumprido, e, que estamos melhores e mais próximos de Jesus, nosso Mestre querido, modelo de virtudes e amor. Como disse Jesus há mais de dois mil anos: “Brilhe a vossa luz”!Muita paz a todos!  Feliz 2012 com muitas realizações!

Quando acreditamos vencemos



Existe um tempo em nossa vida em que tudo nos parece mais difícil, nos sentimos totalmente perdidos e sem um rumo certo a seguir. Esta incerteza de seguir é porque não acreditamos em nós e em nossa capacidade de seguir firmes diante dos atropelos da vida. Quando acreditamos em nós e em nossa capacidade, temos muito mais coragem e força para superar todas as dificuldades. Não devemos esmorecer diante de nossa própria existência, porque assim deixamos de lutar e as nossas lutas nada mais são do que a nossa evolução e o nosso aprimoramento. Quando acreditamos que podemos vencer, vencemos e é com este pensamento que devemos encarar todos os obstáculos que a vida nos oferece, porque somente desta forma, chegaremos vencedores ao final desta trajetória terrena. Acredite sempre, nunca coloque em dúvida o potencial Divino que cada um de nós possuímos e é este potencial que nos fará vencedores.


Nossa vida

A nossa vida está repleta de desafios. Podemos aceitá-los ou ignorá-los. A escolha do caminho é sempre nossa. Cada escolha feita muda esse mapa reencarnatório, nos levando a novos lugares, novas pessoas, novos caminhos. A soma dessas escolhas culmina no resultado da nossa presente encarnação, pois somos a soma de tudo que já fomos. Hoje somos o nosso melhor e amanhã seremos ainda melhores do que hoje, pois a nossa tendência é sempre a evolução. Se analisarmos a nossa vida atual identificaremos os pontos que ainda precisamos trabalhar, uma vez que é na convivência com o próximo, tão necessária ao nosso aprendizado que podemos ver onde precisamos melhorar. Devo ser mais paciente? Mais tolerante? Mais perseverante ou mais humilde?  O importante é fazermos essas perguntas para nós mesmos ao invés de achar que o outro precisa trabalhar a paciência, a tolerância o amor, etc. A evolução é individual, a transformação é particular. Não devemos querer mudar o outro ou enxergar os defeitos do outro. Voltemos nossos olhos a nós mesmo e façamos o nosso trabalho. O Mal não merece comentário em tempo algum, portanto evitemos o julgamento. O que podemos fazer pelo outro então? Podemos dar o nosso exemplo, o nosso carinho, o nosso  apoio, podemos dar em alguns momento o nosso silêncio.O respeito ao momento que cada ser está vivendo é essencial para o equilíbrio das relações. Sejam familiares, no trabalho, na Casa Espírita, no meio social. Vamos olhar para dentro de nós e fazer a nossa parte e o resto virá naturalmente.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Aquele que crer será salvo!





A esperança nasce no coração do homem sempre que ele volta seus olhos para Deus e nada pode impedi-lo dessa busca, de seguir esse caminho. Todo aquele que crê é capaz de transformação no campo do espírito, pois a fé fortalece e propicia forças para aquele que nela se ampara. Não importa o tipo de transformação que desejas, buscas primeiro a tua Fé e serás capaz de mover montanhas. O medo não pode ser o teu empecilho porque a Fé em Cristo anula qualquer dificuldade que possas ter. Quando estiveres em apuros eleva o teu pensamento e com o teu coração busca essa força. Verás que o auxílio para aquele que crê é imediato, pois sentirá seguro e amparado. Quando estiveres triste busca também essa Fé de que tudo passará e de que nunca estarás sozinho. A Fé também nos induz ao pensamento de Amor e de atenção de que somos objeto por parte do Cristo, pois Ele jamais nos abandona. Cristo também tem Fé em cada um de nós. Fé na nossa capacidade de transformação, de aceitação, de aprendizado, de Amor. Quando sentires vontade inicia a tua transformação com Fé e Amor e tudo receberá do plano espiritual, como amparo, Amor e compreensão. Ajuda-te que o céu te Ajudará!Para isso é necessário que a vigilância esteja presente. Vigia os teus pensamentos, gestos e ações para contigo e para com o próximo. Desde o pequeno detalhe, pensamento, até as grandes decisões, pois tudo que fazes de bom ou de ruim refletirá primeiro em ti e depois naqueles que te rodeiam. Assim, enche o teu coração de luz, para que a luz se faça presente na tua vida através da tua Fé.