Situado no topo do morro do Corcovado, o Cristo Redentor foi
inaugurado no dia 12 de outubro de 1931. Motivo de orgulho nacional, feito com
tecnologia e recursos brasileiros, o monumento é o símbolo que zela pela beleza
do Rio de Janeiro, e é a beleza-mor ao coroar todo esse espetáculo composto
pela natureza. UMAS DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO: Por sua imponência e
grande reconhecimento internacional foi eleito e apresentado publicamente no
Estádio da Luz na cidade de Lisboa, no dia 7 de julho de 2007 como uma das sete
maravilhas do mundo moderno, ao lado da muralha da China, Coliseu na Itália, Machu
Picchu no Peru, Petra na Jordânia, Taj Mahal na Índia e Chichén Itzá no
México. A escolha, promovido pela New
Open World Foundation, contou com mais de cem milhõesde votos, através de
telefones celulares e da internet, enviados de todas as partes do mundo. Além
de ser considerado o primeiro e maior monumento art déco do mundo, em 2009 o
Guinness World Records considerou o Cristo Redentor a maior estátua de Cristo
do mundo. Mais uma mostra da grandiosidade desta construção. UMA HISTÓRIA COM A
MARCA DO BRASIL: A construção do Cristo Redentor do Corcovado é considerada um
grande marco da engenharia civil brasileira. Erguido em concreto armado, o
monumento é revestido de um mosaico de pedra-sabão originária da região de
Carandaí em Minas Gerais, que foi colado manualmente pelas senhoras da
sociedade carioca da época. A construção foi sugerida pela primeira vez em
1859, pelo padre Lazarista Pedro Maria Boss, à princesa Izabel, mas a ideia só
tomou corpo em 1921, quando se reuniu, no Circuito Católico, a primeira
assembléia destinada a discutir o projeto local para a edificação do Cristo, a
ser construído para comemorar o centenário da independência do Brasil, no ano
de 1922. Entraram na disputa o Corcovado, o Pão de Açúcar e o Morro de Santo
Antônio. Optou-se pelo Corcovado, pelo seu grande pedestal e pela ótima
localização, sendo possível a sua visualização de várias zonas da cidade. O
projeto escolhido foi o do engenheiro Heitor da Silva Costa. A mando do cardeal
Dom Sebastião Leme é organizado, em setembro de 1923, a “Semana do Monumento”,
uma campanha nacional para arrecadação de fundos para as obras. A sociedade em
geral se mobiliza. Vendem-se rifas, fazem-se festas, escoteiros pede-se
dinheiro nas portas das casas e até as tribos dos Bororós do estado do Mato
Grosso contribuem para tornar este sonho uma realidade. Entre os anos de 1921 e
1923, Heitor da Silva Costa trabalhou em seu projeto, ao fazer os desenhos em
parceria com o pintor e gravurista Carlos Oswald, além de fazer também os
estudos relativos ao material a ser utilizado e ao tamanho final do monumento. Em
1924, o engenheiro vai à Europa para escolher um escultor para desenhar a
maquete final do seu projeto e contratar um engenheiro calculista. Dentre
diversos escultores, sua escolha recai sobre o francês Paul Landowski, devido a
seu estilo sem exageros modernistas, que a obra não comportava. Silva Costa
escolheu também o engenheiro francês Albert Caquot, grande mestre em cálculos
estruturais da época. As obras de edificação do Cristo Redentor são iniciadas
em 1926. Heitor Levy é o engenheiro mestre de obras, e Pedro Fernandes Vianna
da Silva, o engenheiro fiscal. De altura, o Cristo possui 30 metros e três
centímetros. Com a base, que mede 08 metros e abriga à capela de Nossa Senhora
da Conceição Aparecida, fica a imagem com 38m e três centímetros. De
envergadura, possui o Cristo 29,60m, sendo que o braço esquerdo é
imperceptivelmente menor 40 cm, para dar maior estabilidade à imagem. A cabeça
de Cristo está inclinada 33 cm para frente e sua coroa servia como pára-raios. No
dia 12 de outubro de 1931, um verdadeiro show de tecnologia estava preparado
para a cerimônia de inauguração. A iluminação do Cristo seria acionada a partir
da Itália, de onde o cientista Guglielmo Marconi, a convite do jornalista Assis
Chateaubriand, emitiria um sinal elétrico que seria retransmitido para uma
antena no bairro carioca de Jacarepaguá. Por conta das condições climáticas, a
iluminação foi acionada da própria cidade do Rio de Janeiro, o que não afetou
de forma alguma a grandiosidade do evento. Em 2011, o Cristo Redentor do
Corcovado completará 80 anos de existência. A comemoração planejada preenche um
calendário anual que abrange todos os segmentos de cultura: música, artes
plásticas, dança, teatro, esportes, educação, gastronomia, moda, turismo, entre
outros. Será o maior planejamento temático da história do país.
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