domingo, 27 de maio de 2012

Nossa Senhora de Pentecostes!






A cada ano a espiral litúrgica nos coloca diante desse fato. O Pentecostes. E infelizmente nós perdemos uma das dimensões mais significativas dessa grande festa. O Pentecostes também é conhecido como a festa da colheita. O Senhor Jesus contou uma parábola sobre isso que está no evangelho de Marcos cap. 4, versos 26-29. Com ênfase ao versículo 29, que diz: “quando o fruto está no ponto, imediatamente se lhe lança a foice, porque a colheita chegou”. O dom do Espírito Santo não se manifesta exclusivamente no dia de Pentecostes, mas se mostra, ainda que de maneira silenciosa, no preparo do fruto que vamos colher quando o tempo da colheita chegar. A graça de participarmos de uma festa que nos remete à colheita precisa entrar no nosso coração como uma certeza de que precisamos ser o fruto que a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade prepara. Sabemos que todo fruto é a alegria de seu agricultor e não é a toa que Jesus chama o Pai de agricultor (Jo 15, 1) porque o Pai quer se alegrar com a minha e a tua vida, fazendo de nós bons frutos da sua colheita. Por fim, quero chamar a atenção para uma coisa. Sempre é tempo de produzir, mas sempre é tempo de se permitir preparar. Sempre é possível frutificar mais e melhor. Sempre é possível nos deixar Deus nos prepara mais e melhor. Uma vez que Nele, no Espírito Santo, não há limitações. Podemos confiar que “Aquele que dá a semente ao semeador e lhe dará o pão como alimento, ele mesmo multiplicará as vossas sementes e aumentará os frutos da vossa justiça.” (2 Co 9, 10) Vinde, Espírito Santo!Vinde, Espírito de Sabedoria! Instruí o meu coração para que eu saiba estimar e amar os bens celestes e antepô-lo a todos os bens da terra. (Glória ao Pai...) Vinde, Espírito de Inteligência! Iluminai a minha mente para que entenda e abrace todos os mistérios e mereça alcançar um pleno conhecimento Vosso, do Pai e do Filho. (Glória ao Pai...) Vinde, Espírito de Conselho! Assisti-me em todos os assuntos desta vida instável, tornai-me dócil às Vossas inspirações e guie-me sempre pelo direito caminho dos divinos mandamentos. (Glória ao Pai...) Vinde, Espírito de Fortaleza! Fortalecei o meu coração em todas as perturbações e adversidades e dai à minha alma o vigor necessário para resistir a todos os meus inimigos. (Glória ao Pai...) Vinde, Espírito de Ciência!  Fazei-me ver a vaidade de todos os bens caducos deste mundo, para que não use deles senão para Vossa maior glória e salvação da minha alma. (Glória ao Pai...) Vinde, Espírito de Piedade! Vinde morar no meu coração e inclinai-o para a verdadeira piedade e santo amor de Deus. (Glória ao Pai...) Vinde, Espírito de Temor de Deus! Repassai a minha carne com o Vosso santo temor, de modo que tenha sempre Deus presente e evite tudo o que possa desagradar aos olhos de Sua divina majestade. (Glória ao Pai...) Divino Espírito Santo, eu vos ofereço todas as preces da santíssima Virgem e dos apóstolos reunidos no cenáculo, e a estas uno todas as minhas orações, suplicando-Vos que Vos apresseis em vir renovar a face da terra. - Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado. - E renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos fiéis com a luz do Espírito Santo, dai-nos pelo mesmo Espírito o conhecimento e o amor da justiça e que gozemos sempre da Sua consolação. Amém. Rezar três Ave-Marias a Nossa Senhora de Pentecostes com a invocação: "Rainha dos Apóstolos, rogai por nós!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário