sábado, 28 de abril de 2012

O que é a homossexualidade?


“A homossexualidade é muito mais do que a orientação sexual por pessoas do mesmo sexo, ela é uma expressão natural da sexualidade humana e, por isso, envolve também afetividade e relacionamentos. Não apenas sexo com o mesmo sexo.” Nem sempre fui gay. Como todo garoto fui criado para ser heterossexual, isto é, namorar meninas, casar, ter filhos, uma boa e feliz família e, claro, uma religião. Por isso fiquei, namorei e transei com mulheres na adolescência e tive uma enorme frustração, medo e receio quando me vi apaixonado pelo meu melhor amigo. Para piorar a situação, em uma noite, acabamos transando e vários sentimentos de culpa por ter feito algo errado sondaram tanto a minha cabeça quanto a dele. Mesmo assim, continuávamos a nos amar escondidos de todos durante mais de 2 anos. Ninguém desconfiava de nada. Éramos apenas amigos. Minha história, não muito diferente de muitos homossexuais, virou um livro chamado “ARMÁRIO” (mantendo-se o anonimato das pessoas citadas) e, por ter cursado psicologia, me formado bacharel e ter estudado durante toda a minha vida asexualidade humana, este livro ganhou também capítulos ligados a psicologia,religião, conflitos, neuroses, entrada e saída do armário.Essa mistura de história pessoal com ciência, estudos científicos, casos reais, análises, observações e militância homossexual fizeram do O Armário um excelente livro para ajudar tanto aqueles que tem os desejos homossexuais e não sabem lidar com ele, quanto aqueles que buscam informações sérias e verdadeiras para matérias, pesquisas, monografias e teses sobre a homossexualidade.Mesmo porque, na internet e fora dela (principalmente em livros científicos antigos, quando a homossexualidade era considerada uma perversão sexual), muita coisa foi e esta sendo gerada e divulgada com a finalidade de deturpar seu conceito. Assim como a vivência de muitos homossexuais (que, além da sua orientação sexual, nada tem de diferente das outras pessoas). Eu mesmo já escutei e li informações absurdas sobre ela. Alguns ignorantes dizem que a homossexualidade é uma compulsão sexual e por isso pode ser tratada, outros dizem que a homossexualidade é uma fase da vida e que a fase seguinte é se tornar heterossexual, outros ainda dizem que a homossexualidade é uma moda, um comportamento de época mas que no fundo ninguém é homossexual. Compulsão sexual existe sim, mas também na heterossexualidade. Sobre a fase, não existem “fases” dentro da orientação sexual. Moda? Eu particularmente não ficaria com uma mulher hoje porque todo mundo está ficando (só fica quem tem desejos/vontade). Sem falar nos conceitos errados e especulações sobre a homossexualidade que fazem por ai. Dizem, por exemplo, que uma criança não pode ver dois homens se beijando porque isso é absurdo. Ela não iria entender ou, na pior das hipóteses, ela poderia se tornar homossexual. Veja bem, eu cresci vendo homens e mulheres se beijando em tudo quanto é lugar e nem por isso me tornei heterossexual. Outros dizem que a homossexualidade é causada pela falta de uma figura masculina (pai presente) e que por isso o homem gay se identifica com a mãe e seus comportamentos passivos. Eu, particularmente, conheço inúmeros heterossexuais que tem pai ausente e nem por isso se tornaram homossexuais. Mesmo porque a figura do masculino remete ao conceito machista do homem que deve ser macho. Deve-se dar total atenção nisso. Além do comportamento passivo e ativo (na cama e na vida).Além destes conceitos, ainda tem vários psicanalistas ortodoxos, psicólogos cristãos, pastores, padres e grupos diversos (religiosos ou não) que enfatizam a existência da cura da homossexualidade. Como algo que não é considerado doença pode ser curado? Esse absurdo apenas reflete a ignorância, preconceito e falta de informação. Eu apenas concordo que ex-gay existe. Assim como existe ex-hetero ou ex-alguma coisa. Na verdade, quando se fala em desejos sexuais, as pessoas tem que entender que a sexualidade humana não é uma caixinha fechada, quadrada e rígida. Ela é dinâmica e possivelmente mutável. Hoje posso ter desejos por homens e amanha começar a ter desejos por mulheres. Assim como hoje ter apenas por mulheres e amanhã começar a ter por homens. Ou ainda ter pelos dois (homens e mulheres). Existem casos ainda daqueles que passam a vida inteira apenas com uma orientação sexual (sem mudar). E nada disso é errado. A classificação sexual existe (heterossexual, homossexual, bissexual, etc.). Mas a sexualidade humana não. Tanto que, quando alguém perguntar qual sua orientação sexual, sou adepto da resposta: “Não tenho, fico com quem tiver vontade”. Livro O Armário sobre a Homossexualidade!Mas a sociedade, estudantes de jornalismo, jornalistas formados, estudantes de psicologia e também formados (alias, muitos psicólogos não entendem nada de sexualidade humana, muito menos de homossexualidade), entre outros profissionais e estudantes precisam ler obras sérias, de pessoas sérias, sobre este assunto que é sério. E meu livro foi escrito justamente para isso. Fornecendo uma história da homossexualidade e sua condenação (da religião e da ciência), processos psíquicos que envolvem a entrada no armário, família (e seu conceito de imperfeição), homofobia internalizada (que todo homossexual, até mesmo assumido, precisa conhecer e se livrar), machismo (uma das essências do preconceito contra homossexuais, mulheres, travestis, etc.), neuroses e conflitos com relação a estes desejos e tantas outras informações sérias e absurdamente úteis. E assim continua meu trabalho. Não só com meu livro, mas como todos os meus projetos, sites (inclusive este aqui homossexualidade. net), blogs e tantas coisas que não só eu, mas outros amigos lutam para que a sociedade seja cada vez melhor (e para todos). Parabéns! Eu achei linda sua história! Autor e escritor: Fabrício Viana




Nenhum comentário:

Postar um comentário