CORPUS CHRISTI... O nome vem do latim e significa Corpo de
Cristo. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o
mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Acontece
numa quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição
deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou
que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se
transformariam em seu Corpo e Sangue. "O que come a minha carne e bebe o
meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Porque a
minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O
que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que
come deste pão viverá eternamente”. Através da Eucaristia, Jesus nos mostra que
está presente ao nosso lado, e se faz alimento para nos dar força para
continuar. Jesus nos comunica seu amor e se entrega por nós.A celebração teve
origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana
de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o
mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Em 1264, o papa Urbano IV
através da Bula Papal "Trasnsiturus de hoc mundo", estendeu a festa
para toda a Igreja, pedindo a Santo Tomás de Aquino que preparasse as leituras
e textos litúrgicos que, até hoje, são usados durante a celebração.Compôs o
hino Lauda Sion Salvatorem (Louva, ó Sião, o Salvador), ainda hoje usado e
cantado nas liturgias do dia pelos mais de 400 mil sacerdotes nos cinco
continentes. A procissão com a hóstia consagrada conduzida em um ostensório é
datada de 1274. Foi na época barroca, contudo, que Lea se tornou um grande
cortejo de ação de graças. No Brasil, a festa passou a integrar o calendário
religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de
madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A
tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior
de Minas Gerais.A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e
adoração ao Santíssimo Sacramento. Aprocissão lembra a caminhada do povo de
Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse
povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ale é alimentado com o próprio
corpo de Cristo. Durante a missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é
consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece
no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua
Igreja.
terça-feira, 5 de junho de 2012
domingo, 3 de junho de 2012
Nossa Mãe, nos perdoe!
Vai minha filha e apregoa no mundo as coisas que vão
acontecer entre os anos 1950,2000 em diante. Os homens não ouvem os mandamentos
que o Senhor lhes deu. O demônio reina no mundo e põe-vos a odiar uns aos
outros. Estão a fazer armas capazes de destruir o mundo em poucos minutos. O
mal permanecerá entre os homens e o demônio lançará a semente da discórdia
entre eles. Muitos perderão a fé. A metade da humanidade será destruída e dias
difíceis virão para a Igreja. Farão guerra a Roma e as Ordens religiosas vão
ficar umas contra as outras. Os fracos e os menos bons cairão. Aqueles de fé
fraca também cairão. Mãe querida perdoe seus filhos. Eles não sabem o que
fazem.
Senhor Jesus, nos perdoe!
Por que acontece tudo isso? Por um motivo muito simples: por
causa do maldito egoísmo, o homem não é capaz de olhar o outro como um irmão.
Homem contra homem, classe contra classe, nação contra nação, e o mundo vai se
destruindo loucamente. Até quando? Talvez até quando não sobrar ninguém pra
contar a história. Por enquanto, é preciso pisar no outro para se realizar
subir em cima do outro para crescer, tirar o outro do caminho para caminhar. E
Deus? Ora, Deus! Há tantos outros deuses mais imediatos, menos exigentes, e que
dão muito, mas muito prazer: o dinheiro, o sexo, o poder, por exemplo.
Jesus nosso irmão!
Aí, vem Cristo a nos gritar: amem-se uns aos outros como eu
amei vocês! Vocês querem ser felizes? Amem-se! Vocês querem resolver todos os
problemas do mundo? Amem-se! Vocês querem construir a paz na humanidade?
Amem-se! Não há outro caminho. Todos vocês são filhos do mesmo Pai, por isso
são irmãos. Amem-se!
sexta-feira, 1 de junho de 2012
Basílica Nossa Senhora Aparecida!
A História da cidade de Aparecida se confunde e se mistura
com a História da Santa Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição
Aparecida. Teve seu início em meados de 1717, quando chegou à notícia de que o
Conde de Assumar, Dom Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de
São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela pequena Vila de Guaratinguetá, a
caminho de Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto. Entre outras providências,
era necessário que pescadores da região trouxessem do Rio Paraíba quantos
peixes lhes caíssem na rede, a fim de promoverem o banquete que deveria servir
ao ilustre visitante e à sua comitiva, composta por auxiliares e muitos
escravos. Grande quantidade de pescado deveria ser salgada para quando
estivessem viajando pelo descampado das Minas Gerais até Vila Rica.
Pretendia-se mostrar a Dom Pedro os recursos do pequeno vilarejo. Mesmo não
sendo boa época para a pesca, pescadores foram convocados; entre eles Domingos
Garcia, João Alves e Filipe Pedroso. Colocaram suas canoas no Rio Paraíba
jogaram a rede várias sem sucesso; pararam desanimados e abatidos pelo cansaço
no Porto Itaguaçú. Numa última tentativa, João Alves jogou mais uma vez sua
rede, e sentiu algo pesado ao puxar as primeiras malhas. Surpreendeu-se ao
puxá-la e encontrar uma imagem sem cabeça, com anjos esculpidos ao redor dos
pés. Espantado, lançou novamente a rede e o que veio à tona foi à cabeça da
imagem, que se ajustava perfeitamente ao corpo anteriormente encontrado. Após
encontrar, e reunir, o corpo e a cabeça da imagem de Nossa Senhora da
Conceição, os peixes surgiram em abundância, para os três dedicados pescadores.
Durante quinze anos, a imagem foi protegida por Filipe Pedroso e sua família,
em sua casa, onde se reuniam vizinhos e parentes para rezar e adorar a Santa,
que se tornava conhecida pelos milagres que realizava. Atanásio Pedroso, filho
de Filipe, construiu um oratório para a Santa, que logo se tornou pequeno,
devido ao grande número devotos que por ali passavam. Por volta de 1734, o
Vigário de Guaratinguetá, com autorização do Bispo do Rio de Janeiro, construiu
a Capela do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública, inaugurada em 26
de junho de 1745. Porém, o número de devotos aumentava, e exigia uma igreja
maior, cuja construção iniciou-se em 1834 e foi concluída em 1888, sendo
elevada a Basílica Menor, em 29 de abril de 1908. O Distrito de Aparecida foi
criado pela Lei Provincial nº 19, em março de 1842, recebendo foros de Vila.
Vinte anos depois, em 17 de dezembro de 1928, a Vila que se formou ao redor da
Capela do Morro dos Coqueiros tornou-se município, emancipando-se de
Guaratinguetá, pela Lei nº 2.312, elevando sua sede a categoria. Em 1929, Nossa
Senhora foi proclamada Rainha e do Brasil e sua Padroeira Oficial, por
determinação do Papa Pio XI. O crescente aumento do número de romeiros e de
devotos a Nossa Senhora da Conceição Aparecida fez com que surgisse a
necessidade de construir-se um templo bem maior. Por iniciativa dos
Missionários Redentoristas e dos Senhores Bispos, teve início em 11 de novembro
de 1955, a construção do Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição
Aparecida, o maior Santuário Mariano do mundo. A planta, elaborada pelo
arquiteto Benedito Calisto de Jesus, reúne um conjunto arquitetônico em forma
de cruz de Santo André. Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa
João Paulo II, recebendo o título de Basílica Menor. Foi declarada
oficialmente, em 1984, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB -
Basílica de Aparecida Santuário Nacional.
quinta-feira, 31 de maio de 2012
Os dez mandamentos do amor ao idoso!
Os dez mandamentos do amor ao idoso: I – Deixa-o falar -
Porque do passado ele tem muito a contar. Coisas verdadeiras e outras nem
tanto, mas todas úteis aos espíritos ainda em formação. II – Deixa-o vencer nas
discussões - E não fiques a lembrar a todo instante que suas ideias estão
superadas. Ele precisa sentir-se seguro de si mesmo. III – Deixa-o visitar seus
velhos amigos - entreter-se com seus camaradas, porque é dessa maneira que ele
consegue reviver os tempos idos. IV – Deixa-o contar histórias demoradas - ou,
muitas vezes, repetidas, porque ele precisa provar a si mesmo que os outros
gostam de sua companhia. V – Deixa-o viver entre as coisas que amou - e que
sempre recorda, porque ele já sofre ao sentir que, aos poucos, vai sendo
abandonado pela vida. VI – Deixa-o reclamar, mesmo quando está sem razão –
porque todo ancião, tem direito, como as crianças, à tolerância e à
compreensão. VII – Deixa-o viajar em teu carro – quando saíres de férias ou nos
fins de semana, porque sentirás remorso, se algum tempo depois ele já não
estiver aqui para fazer-lhe companhia. VIII – Deixa-o envelhecer com o mesmo
paciente afeto - com que assistes aos teus filhos crescerem, porque em ambos os
casos estarás, demonstrando o mesmo sentimento de amor e proteção. IX – Deixa-o
rezar onde e como queira – porque ele deseja ver sempre a sombra de Deus no
resto de estrada que ainda vai percorrer. X – Deixa-o morrer – entre braços
poderosos e amigos, porque o amor dos irmãos é o melhor sinal do amor do Pai
que está no céu.
Assinar:
Postagens (Atom)